Derradeiras Etapas dos Campeonatos Nacionais de Esperanças de Mar e Canoagem de Mar Realizaram-se em Vila do Conde

No passado dia 7 de setembro, Vila do Conde acolheu as últimas etapas de dois importantes campeonatos nacionais: a 3ª etapa do Campeonato Nacional de Esperanças de Mar e a 4ª etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar. Ambos os eventos, organizados pelo Clube Fluvial Vilacondense (CFV), contaram com o apoio da Federação Portuguesa de Canoagem, que mais uma vez confiou no clube para a realização de uma prova de tamanha relevância no calendário desportivo.

O dia foi marcado pela participação de quase 400 atletas provenientes de todo o país, incluindo representantes das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

3ª Etapa do Campeonato Nacional de Esperanças de Mar

Durante a manhã, os jovens atletas participaram na 3ª etapa do Campeonato Nacional de Esperanças de Mar, que teve início na Foz do Rio Ave. O percurso variava entre os 3 km para os escalões de Iniciados e Infantis e os 6 km para os Cadetes. No entanto, as condições climatéricas adversas, com vento forte, frio e uma maré bastante intensa, principalmente na entrada em mar junto ao farol de Vila do Conde, levaram a algumas desistências.

Apesar das dificuldades iniciais, o tempo melhorou progressivamente durante a manhã, o que ajudou para o desenrolar da prova mais longa, onde existiram também algumas desistências pela força da maré. 

4ª Etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar

A tarde ficou reservada para a 4ª etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, cuja partida estava marcada para as 14h00 na praia da Apúlia. No entanto, devido ao aparecimento de nevoeiro a norte, a prova acabou por ser adiada para as 15h00. Mais de 200 atletas percorreram um exigente percurso de 20 km até à chegada a Vila do Conde, onde foram calorosamente recebidos por uma entusiástica moldura humana que se reuniu para celebrar a conclusão da prova.

Participação do Clube Fluvial Vilacondense

O Clube Fluvial Vilacondense fez-se representar por 14 atletas, destacando-se as prestações de António Rodrigues em V1 Absoluto Masculino que acabou a prova em 3º lugar garantido assim o título de Campeão Nacional, na mesma categoria Diogo Figueira acaba o campeonato com o Bronze depois conseguir o 4º lugar no sábado. Já em SS1 Masters A Masculino, Hugo Lima consegue Prata tanto no Sábado como no Campeonato.

Ainda de destacar as seguintes prestações nas etapas de sábado:

Luís Esteves – 2º SupC Master 40 Masculino
Hugo Lima – 2º SS1 Master A Masculino
Mário Silva – 2º SS1 Master Masculino B2
Francisca Carmo – 3º OC6 Misto
Henrique Oliveira/Tiago Cunha – 2º SS2 Sénior Masculino
Alexandre Neves – 2º SS1 Infantil Masculino A
Margarida Faria – 2º SupC Infantil Feminino
Sara Costa – 3º SupC Infantil Feminino
Rodrigo Moreira – 3º SS1 Cadete Masculino
Barbara Cunha – 1º SupC Cadete Feminino

Agradecimentos

O CFV expressa o seu profundo agradecimento à Câmara Municipal de Vila do Conde pelo apoio logístico e de recursos, à Federação Portuguesa de Canoagem pela confiança depositada na organização da prova, bem como à Junta de Freguesia de Vila do Conde, à Capitania do Porto de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, à Câmara Municipal de Esposende e ao clube Os Delfins.

O Clube não pode deixar de mencionar o imprescindível apoio da EMAC, Set Lounge Azurara, Take Away 5àMesa, Exército Português, Escola Náutica Vasco da Gama e Mar Kayaks Nelo. Por fim, um especial agradecimento a todo o staff e voluntários que, com a sua dedicação, tornaram possível a realização deste fantástico evento.

Foi, sem dúvida, um dia memorável para o desporto em Vila do Conde e para a canoagem nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *