No passado domingo, Catarina Monteiro concluiu um estágio de preparação em altitude em Serra Nevada, Espanha, que decorreu de 24 de outubro a 6 de novembro de 2022. Este estágio fez parte do seu Plano Individual de preparação Olímpica e trouxe, para a nossa nadadora, a oportunidade de estagiar com alguns dos grandes nomes da Natação Internacional, em particular com uma das suas referências, Mireia Belmonte, a Campeã Olímpica dos 200m mariposa.
De regresso a casa Catarina Monteiro deixou o seu feedback sobre o estágio e algumas dicas para o que se avizinha:
Sentes que este tipo de estágios é fundamental para a fase inicial de uma temporada desportiva?
“Sem dúvida! Treinar num grupo tão competitivo, onde todos somos profissionais, temos objetivos ambiciosos e a meu ver é sempre muito produtivo e torna o processo mais fácil. Por um lado, é bom ter com quem partilhar esta “dor” do treino, e por outro lado acaba por tornar o treino mais competitivo promovendo mais momentos de superação. É sempre bom treinar em condições de maior dificuldade para nos superarmos.”
Estágios em altitude já têm sido habituais na tua preparação nos últimos anos, como é que este foi para ti? Quais eram os teus objetivos pré-estágio?
“Estou numa fase diferente da minha carreira, os resultados não tem saído como esperava, e por isso os objetivos para este estágio eram mesmo superar me diariamente, aproveitar o grupo, e aproveitar para aumentar o volume de treino durante estas duas semanas em Serra Nevada.”
Por fim, como estás a encarar a próxima temporada? E quais os teus maiores objetivos para 2022/2023?
Nesta temporada inicia se o período de apuramento Olímpico. O grande objetivo é chegar ao Mundial e apurar me para os Jogos Olímpicos, mas antes disso quero focar-me em voltar a encontrar a confiança para os principais momentos de competição. Até março o grande objetivo é manter a qualidade de treino e preparar-me para competir a um nível tão bom como o que consigo nos treinos.”